TEAM Colombia TEAM Turkey TEAM Norway TEAM Malaysia TEAM Mexico TEAM Korea TEAM Italy InterPARES 3 TEAM China TEAM Catalonia TEAM Canada TEAM Brazil TEAM Africa

TEAM Brasil - Base de Dados de Terminologia do InterPARES 3

TEAM Brazil Dictionary

Bold text denotes glossary definitions.

acessibilidade
s., Disponibilidade e usabilidade da informação.

acesso
s., Direito, oportunidade ou meios de encontrar, usar ou chegar a documentos e/ou informações.

acurácia
s., Grau ao qual dados, informações, documentos e documentos arquivísticos são precisos, corretos, verdadeiros, livres de erros ou distorções, ou pertinentes ao assunto.

afixar
v., Armazenar num suporte de uma maneira imutável. (See also:  salvar, )

agência
s., Corpo administrativo dotado de autoridade que lhe foi delegada para agir competentemente como representante de uma entidade superior. Toda agência constitui uma pessoa jurídica composta por outras pessoas jurídicas. (See also:  corporação, )

analógico
a., Representação de um objeto ou processo físico por meio do uso de sinais eletrônicos ou padrões mecânicos continuamente variáveis. (See also:  digital, )

anexo
s., Documento que, ao ser fisicamente associado a um documento arquivístico por uma ação, se torna parte desse documento. (See also:  anexo de correio eletrônico, )

anexo de correio eletrônico
s., Arquivo de computador que é anexado e transmitido junto com uma mensagem de correio eletrônico. O arquivo anexado pode ser de qualquer tipo. (See also:  anexo, correio eletrônico, documento, )

aplicativo
s., Programa de computador que permite que o usuário processe dados e realize cálculos necessários para atingir um resultado almejado, diferentemente de um sistema operacional desenvolvido para controlar o "hardware" do computador e executar todos os outros programas.

arquivar
v., Salvar, no modo "offline", dados, documentos e documentos arquivísticos digitais, normalmente aqueles que não se encontram em uso corrente.
v., Reter um documento, elaborado ou recebido, entre os documentos arquivísticos que participam da mesma ação/fato ou se relacionam à mesma pessoa ou assunto, de maneira que possa ser recuperado para ação ou referência.

arquivo
s., [documentos arquivísticos] Conjunto de documentos produzidos ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica ou organização na condução de seus negócios, e preservados. [lugar] Lugar onde são mantidos documentos arquivísticos selecionados para preservação permanente; [instituição] Uma agência ou instituição responsável pela preservação e comunicação de documentos arquivísticos selecionados para preservação permanente.

arquivolologia
s., Conceitos, princípios e metodologias que orientam o tratamento de arquivos.

assinatura digital
s., Assinatura eletrônica baseada em criptografia de chave pública. (See also:  assinatura eletrônica, criptografia, )
s., Modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento. Os atributos da assinatura digital são: a) ser única para cada documento, mesmo que seja o mesmo signatário; b) comprovar a autoria do documento digital; c) comprovar a verificação da integridade; d) assegurar ao destinatário o "não repúdio" do documento digital, uma vez que, a princípio, o emitente é a única pessoa que tem acesso à chave privada que gerou a assinatura.

assinatura eletrônica
s., Marca digital que tem a função de uma assinatura, está anexada ou logicamente associada a um documento arquivístico, e é usada por um signatário para assumir a responsabilidade pelo (ou dar consentimento ao) conteúdo do documento. (See also:  assinatura digital, )

atividade
s., Conjunto de atos ou ações com um propósito. (See also:  função, )

ato
s., Exercício consciente da vontade de uma pessoa, com a intenção de criar, manter, modificar ou extinguir situações. Sin.: ação.

atributo
s., Característica que identifica de maneira única um documento arquivístico ou um de seus elementos.

atributo de um documento arquivístico
s., [diplomática] Característica definidora de um documento arquivístico ou de um elemento do documento arquivístico (exemplo: o nome do autor).

atualização de documentos arquivísticos
s., Processo de atualização de documentos arquivísticos digitais, no curso normal das atividades, para assegurar sua acessibilidade contínua, caso seu suporte de armazenamento se torne obsoleto ou se deteriore ao longo do tempo, ao mesmo tempo que deixa intacta sua forma intelectual. (See also:  converter documentos arquivísticos, migração de documentos arquivísticos, migração transformativa de documentos arquivísticos, )

atualização de suporte
s., Processo de copiar o conteúdo digital de um suporte digital para outro (incluindo-se a cópia para o mesmo tipo de suporte). (See also:  conversão, migração, migração transformativa, )

autenticação
s., Declaração de autenticidade de um documento arquivístico, num determinado momento, por uma pessoa jurídica investida de autoridade para tal (funcionário, notário, autoridade certificadora).
s., Declaração de que um documento original é autêntico, ou que uma cópia reproduz fielmente o original, feita num determinado momento, por uma pessoa jurídica com autoridade para tal (servidor público, notário, autoridade certificadora).

autenticar
v., Declarar, seja oralmente, por escrito ou por afixação de um selo, que uma entidade é o que diz ser, depois de sua identidade ter sido verificada. (See also:  autenticità, autenticazione, certificado de autenticidade, condizione di autenticità, valutazione di autenticità, )

autenticidade
s., Credibilidade de um documento arquivístico enquanto tal, isto é, a qualidade de um documento ser o que diz ser e de estar livre de adulteração e corrupção. (See also:  avaliação de autenticidade, autenticação, requisito de autenticidade, presunção de autenticidade, requisitos de base para a autenticidade, requisitos de referência para a autenticidade, )

autor
s., Pessoa física ou jurídica que tem autoridade ou aptidão legal para emitir o documento arquivístico em cujo nome ou sob cujo comando o documento foi emitido.

autoridade
s., Direito ou permissão para atuar legalmente como representante de outrem, especialmente a capacidade de uma pessoa de afetar as relações jurídicas de outra por meio de atos celebrados segundo manifestações de anuência desta; poder delegado por um superior a seu representante.

avaliação
s., Processo de estimar o valor dos documentos arquivísticos com o propósito de determinar a duração e as condições da sua preservação.

avaliação de autenticidade
s., Consiste em avaliar se um documento tem todos os elementos formais que supostamente tinha quando produzido ou recebido e arquivado pela primeira vez. (See also:  autenticidade, presunção de autenticidade, requisito de autenticidade, requisitos de base para a autenticidade, requisitos de referência para a autenticidade, )

back-up
s., Cópia de um arquivo de dados produzida para fins de recuperação pelo sistema.

base de dados
s., Coleção de dados e as relações entre eles, estruturados de maneira a permitir seu acesso, manipulação e extração por diferentes aplicativos ou linguagens de recuperação de dados.

base de dados "back-end"
s., Base de dados que contém e gerencia dados para um sistema de informação, distinto dos componentes de apresentação ou de interface daquele sistema.

bit
s., Menor unidade de informação (representada por "0" ou "1") que um computador pode ter em sua memória. Sin.: "bit" binário. (See also:  cadeia de bits, cadeia de bytes, mapa de bits, )

cadeia de bits
s., Dados digitais codificados numa sequência não estruturada de bits que são transmitidos, armazenados ou recebidos como uma unidade. (See also:  bit, cadeia de bytes, data stream, )

cadeia de bytes
s., Cadeia de bits em que estes são agrupados em unidades chamadas bytes. (See also:  cadeia de bits, data stream, )

cadeia de preservação
s., Sistema de controles que se estende por todo o ciclo de vida dos documentos, a fim de assegurar sua identidade e integridade (ou seja, a autenticidade) ao longo do tempo. (See also:  controle administrativo, controle intelectual, custódia, custódia ininterrupta, custodiador, )

captura
s., Ato de registrar e salvar uma instância particular de um objeto digital.

capturar
v., Registrar e salvar (isto é, fixar num armazenamento não volátil, em suporte digital, de maneira sintática estável) uma instância particular ou um estado de um objeto digital.

capturar documentos
v., Registrar e salvar (isto é, fixar num armazenamento não-volátil, em suporte digital, de maneira sintática estável) instâncias de documentos externos recebidos ou documentos internos criados pelo produtor no sistema de elaboração de documentos, de acordo com as especificações dos procedimentos integrados de negócio e de documentação e dos privilégios de acesso para a elaboração de documentos. (See also:  declarar documentos arquivísticos, documento arquivístico produzido, elaboração de documento arquivístico, produção de documentos arquivísticos, reter, )
v., Incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, por meio do registro, classificação e arquivamento.

característica de um documento arquivístico
s., Característica inerente a todos os documentos arquivísticos, tal como: forma fixa, conteúdo estável, relação orgânica com documentos arquivísticos dentro e fora do sistema e contexto identificável.

carimbo digital de tempo
s., Código binário incorporado a um documento arquivístico, indicando a hora em que um evento, tal como produção, recebimento, leitura, alteração ou a supressão, ocorreu. (See also:  código binário, )

certificado de autenticidade
s., Declaração, por parte do produtor ou do preservador, de que um ou mais documentos arquivísticos digitais reproduzidos ou reproduzíveis são autênticos. (See also:  autenticar, autenticazione, )

cifragem
s., Conversão de dados num código secreto (ou de texto simples em texto cifrado) para transmissão numa rede aberta. (See also:  codificação, criptografia, )

classificação
s., Organização sistemática de documentos arquivísticos em grupos ou categorias de acordo com métodos, procedimentos ou convenções representadas em um plano. (See also:  classificar, código de classificação, plano de classificação, )

classificar
v., Arranjar sistematicamente em grupos ou categorias, de acordo com critérios estabelecidos. (See also:  classificação, código de classificação, documentos arquivísticos classificados, plano de classificação, )

codificação
s., Representação de símbolos de um alfabeto por símbolos ou conjuntos de símbolos de um outro alfabeto. (See also:  cifragem, codificação analógica, codificação serializada em "bytes", )

codificação analógica
s., Codificação baseada em sinais eletrônicos ou padrões mecânicos continuamente variáveis, em vez de valores numéricos discretos (como os gerados por um sistema digital). (See also:  codificação, codificação digital, )

codificação digital
s., Uso de valores numéricos discretos (como os valores binários 0 e 1), em vez de um espectro contínuo de valores (como os gerados por um sistema analógico). (See also:  codificação, codificação analógica, codificação serializada em "bytes", digital, )

codificação serializada em "bytes"
s., Processo de conversão de um objeto digital de um estado de cadeia de "bits" para um estado de cadeia de "bytes". (See also:  codificação, codificação digital, )

código binário
s., Código composto dos dígitos "0" e "1", chamados "bits", transmitido por uma série de pulsos elétricos (os dígitos "0" em baixa voltagem e os dígitos “1” em uma voltagem maior).

código de classificação
s., Conjunto de símbolos alfabéticos, numéricos ou alfanuméricos usado para identificar o documento arquivístico em seu contexto documental. (See also:  classificação, documentos arquivísticos classificados, plano de classificação, )

compatibilidade
s., Capacidade de diferentes dispositivos ou sistemas (programas, formatos de arquivo, protocolos, linguagens de programação) trabalharem juntos ou permutarem dados sem modificação. (See also:  multiplataforma, )

compatibilidade reversa
s., Habilidade que um aplicativo de "software" ou sistema tem de compartilhar dados ou comandos com suas versões anteriores ou, até mesmo, com outros aplicativos ou sistemas mais antigos, em especial aqueles que eles visam a substituir. Por vezes, a compatibilidade reversa limita-se à capacidade de ler dados antigos, não incluindo a capacidade de gravar dados em um formato que possa ser lido pelas versões anteriores. (See also:  conversão, )

competência
s., Esfera de responsabilidade funcional delegada a uma pessoa física ou jurídica. (See also:  competência, pessoa autorizada, )

completeza
s., Característica de um documento arquivístico que se refere à presença, nele mesmo, de todos os elementos exigidos pelo produtor e pelo sistema jurídico para que seja capaz de gerar conseqüências. É, juntamente com primitividade e efetividade, uma qualidade apresentada por um documento arquivístico original. (See also:  documento arquivístico completo, documento arquivístico original, )
s., Atributo de um documento arquivístico que se refere à presença de todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos pela organização produtora e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de maneira a ser capaz de gerar conseqüências.

componente
s., "Input", parte, peça, conjunto ou subconjunto, sistema ou subsistema que seja identificável de forma única e que: (1) seja exigido para completar ou terminar uma atividade, item ou tarefa; (2) desempenhe uma função necessária e diferenciada na operação de um sistema; ou (3) vise a ser incluído como parte de um item finalizado, embalado e rotulado. Componentes são geralmente removíveis por inteiro e considerados indivisíveis para um determinado uso ou propósito.

componente analógico
s., Objeto analógico que é parte de um ou mais documentos analógicos, e que requer uma determinada ação de preservação. (See also:  analógico, documento analógico, )

componente digital
s., Objeto digital que é parte de um ou mais documentos digitais, e os metadados necessários para ordenar, estruturar ou manifestar seu conteúdo e forma, requerendo uma determinada ação de preservação. (See also:  componente analógico, )

comprimir
s., (Re)codificar dados digitais para economizar espaço de armazenamento ou tempo de transmissão.

confiabilidade
s., Credibilidade de um documento arquivístico enquanto uma afirmação do fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza de sua forma e do grau de controle exercido no processo de sua produção.

conjunto arquivístico
s., Totalidade dos documentos arquivísticos contida numa unidade de arquivamento agregada.

conteúdo
s., Mensagem contida no corpo de um documento arquivístico.

contexto administrativo
s., Estrutura, funções e procedimentos do ambiente organizacional ao qual pertence o produtor de documentos. (See also:  contexto documental, contexto jurídico-administrativo, contexto de proveniência, contexto tecnológico, )

contexto de proveniência
s., A entidade produtora, seu mandato/missão, estrutura e funções. (See also:  contexto administrativo, contexto documental, contexto jurídico-administrativo, contexto tecnológico, )

contexto documental
s., Fundo ao qual o documento arquivístico pertence e a estrutura interna desse mesmo fundo. (See also:  contexto administrativo, contexto jurídico-administrativo, contexto de proveniência, contexto tecnológico, )

contexto jurídico-administrativo
s., Sistema legal e organizacional ao qual pertence o produtor de documentos arquivísticos. (See also:  contexto administrativo, contexto documental, contexto de proveniência, contexto tecnológico, )

contexto tecnológico
s., Características de hardware, software e outros componentes de um sistema computacional eletrônico no qual documentos arquivísticos são produzidos. (See also:  contexto administrativo, contexto documental, contexto de proveniência, contexto jurídico-administrativo, )

controle administrativo
s., 2. Os meios de localizar fisicamente os acervos dos arquivos intermediário e permanente por meio de numeração e listagem. (See also:  controle intelectual, )
s., 1. Exercício de autoridade sobre a manutenção, uso, destinação e acessibilidade de arquivos correntes, para executar a função para qual foram criados. (See also:  cadeia de preservação, controle intelectual, custódia, custódia ininterrupta, custodiador, )

controle intelectual
s., Controle estabelecido sobre o material arquivístico por meio de registros, em instrumentos de pesquisa, de sua proveniência, arranjo, composição, escopo, conteúdo informacional e relações internas e externas. (See also:  cadeia de preservação, controle administrativo, custódia, custódia ininterrupta, custodiador, )

conversão
s., Processo de transformar um documento ou objeto digital de um formato, ou versão de formato, para outro. (See also:  compatibilidade reversa, converter documentos arquivísticos, migração transformativa, migração transformativa de documentos arquivísticos, )
s., Técnica de migração que pode se configurar de diversas formas, tais como: 1. Conversão de dados: mudança de um formato para outro. 2. conversão de sistema computacional: mudança do modelo de computador e de seus periféricos.

converter documentos arquivísticos
v., Transformar documentos digitais de um formato, ou versão de formato, para outro, com propósitos de segurança, conservação, superação da obsolescência tecnológica e prevenção de desastres, garantindo a compatibilidade com diferentes configurações ou gerações de hardware ou software, ou compactando a informação e, ao mesmo tempo, deixando intacta sua forma intelectual (de outro modo, a atividade não é converter, mas produzir). (See also:  compatibilidade reversa, conversão, migração de documentos arquivísticos, migração transformativa de documentos arquivísticos, )

cópia
s., A duplicata de um objeto, resultante de um processo de reprodução.
s., Resultado da reprodução de um documento, geralmente qualificada por sua função ou processo de duplicação.

cópia autêntica
s., Cópia certificada por um agente autorizado para desempenhar tal função, bem como para torná-lo legalmente admissível em juízo. (See also:  cópia com valor de original, cópia conforme, )

cópia autoritária
s., Manifestação de um documento arquivístico que é considerada pelo produtor como sendo seu documento oficial, geralmente sujeita a procedimentos de controle que não são exigidos em outras manifestações. (See also:  cópia autêntica, cópia com valor de original, documento arquivístico autenticado, documento arquivístico autêntico, documento arquivístico autoritário, documento arquivístico oficial, versão autoritária, )

cópia básica
s., Duplicata de um objeto salvo no formato do arquivo no qual foi originalmente criado ou no qual foi usado pela última vez e salvo, tornando-o, assim, mais imediatamente acessível e legível na área de trabalho individual do produtor.

cópia com valor de original
s., Cópia idêntica ao original e que possui os mesmos efeitos, mas que foi gerada subsequentemente. (See also:  cópia autêntica, cópia autoritária, cópia conforme, documento arquivístico confiável, documento arquivístico original, )

cópia conforme
s., Cópia exata de um documento em que foram registradas explicações sobre elementos que não foram ou não puderam ser copiados; por exemplo, uma assinatura por escrito pode ser substituída, numa cópia conforme, por uma observação de que havia a assinatura de uma pessoa no original. (See also:  cópia autêntica, cópia autoritária, documento arquivístico autêntico, documento arquivístico completo, documento arquivístico confiável, )

corporação
s., Organização ou grupo de pessoas, criado por um estatuto, que é identificado por um nome específico e que atua como uma entidade de direito. (See also:  agência, )

correio eletrônico
s., Tradução de "electronic mail" ("e-mail"). Protocolo da Internet que permite a usuários de computador trocar mensagens e arquivos de dados, em tempo-real, com outros usuários, por meio de redes locais ou remotas. (See also:  anexo de correio eletrônico, )
s., Sistema usado para criar, transmitir e receber mensagem eletrônica e
outros documentos digitais por meio de rede de computadores.

credibilidade
s., Acurácia, confiabilidade e autenticidade de um documento arquivístico.

criptografia
s., Prática e estudo de proteção da informação por meio de sua transformação (encriptação) em um formato ilegível, chamado texto cifrado. Apenas aqueles que possuem a chave secreta (privada) podem decifrar a mensagem em texto comum. (See also:  cifragem, )
s., Método de codificação de dados segundo algoritmo específico e chave secreta de forma que somente os usuários autorizados podem restabelecer sua forma original.

crosswalk
s., Diagrama ou tabela que representa o mapeamento semântico de campos ou elementos de um padrão de metadados para campos ou elementos de outro padrão com função ou significado similar.

custódia
s., Responsabilidade pela tutela de documentos arquivísticos, que consiste na sua posse física, e não necessariamente em sua posse legal. (See also:  cadeia de preservação, controle administrativo, controle intelectual, custódia ininterrupta, custodiador, )

custódia ininterrupta
s., Linha rastreável e ininterrupta de cuidado, controle e, normalmente, de posse de um conjunto de documentos arquivísticos, da produção à preservação, que pode servir como um meio de proteger a autenticidade desses documentos. (See also:  cadeia de preservação, controle administrativo, controle intelectual, custódia, custodiador, )

custodiador
s., Pessoa ou instituição que tem responsabilidade ou a custódia (de uma criança, de uma propriedade, de papéis ou outros bens). (See also:  cadeia de preservação, controle administrativo, controle intelectual, custódia, custódia ininterrupta, )

custodiador confiável
s., Preservador que pode demonstrar que não tem nenhum motivo para alterar os documentos arquivísticos preservados, ou para permitir que outros os alterem, e é capaz de implementar todos os requisitos para preservação de cópias autênticas de documentos arquivísticos. (See also:  preservador designado de documentos arquivísticos, requisito de autenticidade, requisitos de base para a autenticidade, responsável pelos documentos arquivísticos, )

dado
s., Menor unidade de informação dotada de significado.

dado analógico
s., Menor unidade de informação dotada de significado, expressa sob a forma de sinais eletrônicos ou padrões mecânicos contínuos fixados em um suporte analógico. (See also:  analógico, suporte analógico, )

dado digital
s., As menores unidades de informação dotadas de significado, expressas em bits que são codificados digitalmente e registrados em um suporte digital. (See also:  dado analógico, )

data grid
s., Registro de entidades digitais em um espaço de nomes (name space) lógico. Manipulações de material registrado podem, então, ser automatizadas por meio de qualquer API (Application Programming Interface) padrão.
s., Conjunto de serviços que permite ao usuário, de forma transparente, a recuperação e manipulação de informações, independentemente da plataforma tecnológica (repositórios de dados, informações ou conhecimento, e respectivos sistemas de operacionalização) ou do local em que essas informações estão fisicamente armazenadas.

data stream
s., Sequência de sinais codificados digitalmente usada para representar informação em processo de transmissão. Também chamado de cadeia de dados. (See also:  cadeia de bits, cadeia de bytes, )

declarar documentos arquivísticos
v., Reter intelectualmente documentos arquivísticos, produzidos ou recebidos, por meio da atribuição de um código de classificação e de um número de registro, acrescentando esse código e esse número aos metadados de identificação do documento. (See also:  código de classificação, documento arquivístico declarado, documento elaborado, documento recebido, plano de classificação, reter, )

descompressão
s., Fazer com que uma imagem ou dados comprimidos retornem à sua forma descomprimida. Alguns métodos de compressão provocam perda de informação de maneira que, ao serem descomprimidos, a imagem ou dados não equivalem mais ao original.

descrever documentos arquivísticos
v., Registrar informações sobre a natureza e a aparência dos documentos arquivísticos recebidos para preservação permanente e sobre seus contextos jurídico-administrativo, de proveniência, de procedimentos, documental e tecnológico, bem como sobre qualquer mudança que eles tenham sofrido desde o primeiro momento da sua produção. (See also:  descrição arquivística, )

descrição arquivística
s., Criação de uma representação acurada de uma unidade de descrição (fundo, série etc) e de suas partes constituintes, por meio da captura, análise, organização e registro da informação que serve para identificar, gerenciar e localizar documentos arquivísticos e o contexto em que foram produzidos. (See also:  controle administrativo, controle intelectual, )

destinatário
s., Pessoa(s) a quem se destina um documento arquivístico.

digital
a., Representação de um objeto ou processo físico por meio de valores binários discretos (descontínuos). (See also:  analógico, )

direito autoral
s., Direito de propriedade sobre uma obra de autoria original (por exemplo, uma obra literária, musical, artística, fotográfica ou cinematográfica) fixada num suporte tangível, que dá ao detentor desse direito o poder exclusivo de reproduzir, adaptar, distribuir, executar e expor sua obra.

documentação do sistema
s., Todo material que serve para descrever um sistema e torná-lo prontamente compreensível, mais do que para contribuir de algum modo para a operação do sistema em si. Documentos são freqüentemente classificados de acordo com seus propósitos; assim, para um determinado sistema, pode haver documentos de requisitos, documentos de projetos e assim por diante. Ao contrário da documentação voltada para o desenvolvimento e manutenção do sistema, a documentação do usuário (ou manual do usuário) descreve os aspectos do sistema que são de interesse dos usuários finais.

documento
s., Uma unidade indivisível de informação constituída por uma mensagem fixada num suporte (registrada) com uma sintaxe estável. Um documento tem forma fixa e conteúdo estável. (See also:  anexo, documento analógico, documento arquivístico, documento digital, documento identificado, documento recebido, esquema de documento SGML, )

documento analógico
s., Componente analógico, ou grupo de componentes, que é fixado em um suporte analógico, além de ser tratado e gerenciado como um documento. (See also:  analógico, componente analógico, documento, suporte analógico, )

documento arquivístico
s., Documento elaborado ou recebido no curso de uma atividade prática como instrumento ou resultado de tal atividade, e retido para ação ou referência. (See also:  anexo, atributo de um documento arquivístico, característica de um documento arquivístico, cópia autêntica, cópia autoritária, cópia com valor de original, cópia conforme, documento, documento arquivístico analógico, documento arquivístico autenticado, documento arquivístico autêntico, documento arquivístico autoritário, documento arquivístico completo, documento arquivístico confiável, documento arquivístico corrente, documento arquivístico declarado, documento arquivístico dinâmico, documento arquivístico eletrônico, documento arquivístico executado, documento arquivístico habilitador, documento arquivístico instrutivo, documento arquivístico oficial, documento arquivístico original, documento arquivístico produzido, documento digital, documento elaborado, documento identificado, documento recebido, documentos arquivísticos classificados, elemento de um documento arquivístico, primeira manifestação de um documento arquivístico, produção de documentos arquivísticos, registro de entrada de documentos, série, versão autoritária, )

documento arquivístico analógico
s., Documento analógico que é tratado e gerenciado como um documento arquivístico. (See also:  analógico, documento analógico, documento arquivístico, )

documento arquivístico autenticado
s., Documento arquivístico cuja autenticidade foi declarada num determinado momento por uma pessoa jurídica com autoridade para tal (funcionário público, notário, autoridade certificadora). (See also:  cópia autêntica, cópia autoritária, cópia com valor de original, cópia conforme, documento arquivístico autêntico, documento arquivístico autoritário, documento arquivístico completo, documento arquivístico confiável, documento arquivístico oficial, documento arquivístico original, versão autoritária, )

documento arquivístico autêntico
s., Documento arquivístico que é o que diz ser e que é livre de adulteração ou corrupção. (See also:  cópia autêntica, cópia autoritária, cópia com valor de original, cópia conforme, documento arquivístico autenticado, documento arquivístico autoritário, documento arquivístico completo, documento arquivístico confiável, documento arquivístico oficial, documento arquivístico original, versão autoritária, )

documento arquivístico autoritário
s., Documento arquivístico considerado pelo produtor como o documento oficial e que está sujeito a controles de procedimentos não exigidos para outras cópias. O documento arquivístico autoritário é aquele que se encontra no setor que detém a responsabilidade principal por ele, sendo este setor designado na tabela de temporalidade. (See also:  cópia autêntica, cópia autoritária, cópia com valor de original, documento arquivístico autenticado, documento arquivístico autêntico, documento arquivístico completo, documento arquivístico confiável, documento arquivístico oficial, documento arquivístico original, versão autoritária, )

documento arquivístico completo
s., Documento arquivístico que contém todos os elementos exigidos pelo produtor e pelo sistema jurídico para que seja capaz de gerar conseqüências. (See also:  documento arquivístico autenticado, documento arquivístico autêntico, documento arquivístico confiável, documento arquivístico oficial, documento arquivístico original, )

documento arquivístico confiável
s., Documento arquivístico capaz de sustentar os fatos que afirma. (See also:  documento arquivístico autenticado, documento arquivístico autêntico, documento arquivístico completo, documento arquivístico oficial, )

documento arquivístico corrente
s., Documento arquivístico necessário ao produtor para desempenhar a atividade para que foi produzido ou para referência frequente. Sin.: documento arquivístico ativo.

documento arquivístico declarado
s., Documento, elaborado ou recebido, ao qual foi dado um código de classificação e um número de registro. (See also:  código de classificação, declarar documentos arquivísticos, documento elaborado, documento recebido, plano de classificação, reter, )

documento arquivístico digital
s., Documento digital que é tratado e gerenciado como um documento arquivístico. (See also:  digital, documento arquivístico, documento digital, )
s., Documento digital reconhecido e tratado como documento arquivístico.

documento arquivístico dinâmico
s., Documento arquivístico cujo conteúdo depende de dados que podem ter variações e são mantidos em bases de dados e planilhas internas ou externas ao sistema no qual o documento é gerado.

documento arquivístico eletrônico
s., Documento arquivístico analógico ou digital que é conduzido por um condutor elétrico e requer o uso de equipamento eletrônico para ser inteligível por uma pessoa.

documento arquivístico executado
s., Documento arquivístico que tenha participado da fase de execução de um procedimento administrativo e ao qual tenham sido anexados metadados que comunicam as ações tomadas no curso do procedimento, tais como: prioridade de transmissão; data, hora e/ou local da transmissão; ações tomadas etc.

documento arquivístico habilitador
s., Documento arquivístico prospectivo, codificado em linguagem computacional, que está ativamente envolvido em executar uma ação ou processo. É uma das seis categorias funcionais de documentos arquivísticos, juntamente com os dispositivos, instrutivos, narrativos, probatórios e de apoio.

documento arquivístico instrutivo
s., Documento arquivístico prospectivo que contém instruções sobre a execução de uma ação ou processo. É uma das seis categorias funcionais de documentos arquivísticos, juntamente com os habilitadores, dispositivos, narrativos, probatórios e de apoio.

documento arquivístico oficial
s., Versão ou apresentação completa, final e autorizada de um documento arquivístico. (See also:  , produtor, documento arquivístico autoritário, documento arquivístico completo, documento arquivístico oficial, documento arquivístico original, )

documento arquivístico original
s., Primeira cópia ou exemplar originário a partir do qual um outro instrumento é transcrito, copiado ou iniciado. (See also:  , produtor, documento arquivístico autoritário, documento arquivístico completo, documento arquivístico confiável, documento arquivístico oficial, )

documento arquivístico produzido
s., Documento elaborado ou recebido, declarado como sendo um documento arquivístico, e arquivado para ação ou referência, geralmente num sistema de gestão arquivística de documentos. (See also:  capturar documentos, declarar documentos arquivísticos, elaboração de documento arquivístico, documento arquivístico produzido, produção de documentos arquivísticos, reter, )

documento digital
s., Um componente digital, ou um grupo de componentes digitais, que é salvo, e que é tratado e gerenciado como um documento. (See also:  documento analogico, )
s., Informação registrada codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.

documento elaborado
s., Documento composto ou compilado pelo produtor de documentos. (See also:  capturar documentos, documento identificado, documento recebido, )

documento identificado
s., Um documento elaborado ou recebido ao qual são anexados metadados de identidade (exemplo: pessoas, ações e datas de compilação). (See also:  documento elaborado, documento recebido, )

documento recebido
s., Documento transmitido de uma pessoa física ou jurídica externa para um produtor de documentos arquivísticos. (See also:  documento elaborado, documento identificado, )

documentos arquivísticos classificados
s., Documentos arquivísticos, produzidos ou recebidos pelo produtor, aos quais foi atribuído um código com base no plano de classificação. (See also:  classificação, código de classificação, plano de classificação, )

dossiê
s., Conjunto de documentos arquivísticos que se relacionam por pessoa, projeto, ou outro assunto. (tradução de "file", que é sinônimo do termo "dossier", em inglês) (See also:  fundo, série, )
s., Reunião de todos os documentos arquivísticos que participam do mesmo fato ou estão relacionados ao mesmo evento, pessoa, lugar, projeto ou outro assunto. (tradução de "dossier") (See also:  fundo, série, )

dtd
s., A definição de um tipo de documento SGML ou XML, o qual consiste em um conjunto de definições de etiquetas de marcação (tags) e sua interpretação.

dvd
s., Tipo de suporte óptico digital com uma ou duas faces, capaz de armazenar de 4,7 a 8,5 gigabytes de dados digitais em duas faixas ou sulcos contínuos, microscópicos e espirais, que são gravados e lidos por um raio laser. As especificações do seu formato lógico são regidas pela norma Universal Disk Format (UDF). Sigla de: "digital versatile disc"; "digital video disc". (See also:  suporte digital, )

e-discovery
s., Processo de reunir, preparar, revisar e produzir informação armazenada eletronicamente ("eletronically stored information – ESI") no contexto do processo legal.

elaboração de documento arquivístico
s., Conjunto de princípios, políticas, regras e estratégias que controla o processo de produzir documentos arquivísticos a partir de documentos elaborados ou recebidos. (See also:  manutenção de documentos arquivísticos, produção de documentos arquivísticos, produzir documento arquivístico, )

elemento de dado
s., Componente discreto do dado.

elemento de forma
s., Parte constituinte da forma documental de um documento arquivístico, visível na face do documento. Pode ser tanto extrínseco, como um selo, como intrínseco, como uma subscrição.

elemento de um documento arquivístico
s., [diplomática] Parte constituinte da forma de um documento arquivístico; um elemento é uma expressão visível na face do documento arquivístico (exemplo: assinatura).

elemento extrínseco
s., [diplomática] Elemento da forma documental de um documento arquivístico que constitui sua aparência externa. (See also:  elemento intrínseco, )
s., Atributo que caracteriza a forma externa do documento arquivístico. Exemplo: tipo, cor e tamanho da letra; apresentação (textual, gráfico, sonoro ou multimídia); selo, logomarca; assinatura digital; links e outros. (See also:  elemento intrínseco, )

elemento intrínseco
s., [diplomática] Elemento da forma documental de um documento arquivístico que constitui sua composição interna e que comunica a ação da qual esse documento participa, bem como seu contexto imediato. V. tb. elemento extrínseco (See also:  elemento extrínseco, elemento extrínseco, )
s., Atributo que caracteriza a forma interna do documento arquivístico. Exemplo: autor, destinatário, data, local, assinatura, assunto e outros. (See also:  elemento extrínseco, elemento extrínseco, )

emulação
s., Reprodução do comportamento e dos resultados de "software" ou sistemas obsoletos, por meio do desenvolvimento de "hardware" e/ou "software", novo para permitir a execução dos "hardware" e/ou "software" antigos em computadores mais modernos. Sin.: emulação para preservação.

encapsulação
s., Processo de vincular um documento ou outro objeto digital ao mecanismo que dá acesso a ele, normalmente por meio de um pacote que descreve do que ele trata de uma forma que pode ser entendida por uma ampla gama de tecnologias (tal como um documento XML). Na literatura técnica, pode ser encontrado como “encapsulamento”.

entrada de documentos
v., Assumir e registrar a custódia física e legal de um conjunto de documentos arquivísticos.
s., Conjunto de documentos arquivísticos aceito formalmente em custódia, de uma única vez.

esquema de documento sgml
s., Um documento compatível com SGML que define a estrutura e os conteúdos de outros documentos compatíveis com SGML, de maneira similar a uma DTD (Document Type Definition).

estável
a., Refere-se ao conteúdo dotado de variabilidade limitada, isto é, tanto imutável quanto mutável, de acordo com regras estabelecidas. (See also:  forma fixa, variabilidade limitada, )

evidência
s., Todos os meios pelos quais é confirmado ou não qualquer fato alegado, cuja veracidade é submetida a investigação.

fita dat
s., Tipo de suporte digital magnético que pode armazenar até 4 gigabytes de dados digitais por cassete, usando gravação de varredura helicoidal. (See also:  fita DLT, )

fita dlt
s., Tipo de suporte digital magnético que pode armazenar até 35 gigabytes de dados digitais por cassete, utilizando gravação longitudinal. (See also:  fita DAT, )

forma documental
s., Regras de representação de acordo com as quais o conteúdo de um documento arquivístico, seu contexto administrativo e documental, e sua autoridade são comunicados. A forma documental possui elementos intrínsecos e extrínsecos.

forma física
s., [diplomática] Conjunto de atributos formais do documento arquivístico que determina sua aparência externa. (See also:  forma intelectual, )

forma fixa
s., Característica de um documento arquivístico que assegura que sua aparência ou apresentação documental permanece a mesma cada vez que o documento é manifestado, ou pode ser alterada segundo regras fixas (i.e., é dotado de variabilidade limitada). (See also:  estável, variabilidade limitada, )

forma intelectual
s., [diplomática] Conjunto de atributos da forma do documento arquivístico que representa e comunica os elementos da ação na qual esse documento se insere, bem como os elementos do seu contexto imediato, tanto documental como administrativo. (See also:  forma física, )

formato de dados
s., Organização dos dados dentro de arquivos de computador, geralmente projetada para facilitar o armazenamento, a recuperação, o processamento, a apresentação ou a transmissão de dados por um programa de computador.

formato digital
s., Codificação serializada em bytes de um objeto digital que define as regras sintáticas e semânticas para fazer o mapeamento a partir de um modelo de informação para uma cadeia de bytes; assim como o mapeamento inverso, a partir desta cadeia de bytes para o modelo de informação original. Na maioria dos contextos,o formato digital é usado de forma intercambiável em conceitos relacionados com arquivo digital, tais como formato de arquivo, wrapper de arquivo, codificação de arquivo etc. No entanto, existem alguns contextos, "tais como o transporte em rede de fluxos de conteúdo formatado ou o tratamento de fluxo de conteúdo em um nível de granularidade mais fina do que a de um arquivo inteiro, nos quais fazer uma referência específica ao termo ‘arquivo’ é inadequado". Sin.: apresentação digital. (See also:  cadeia de bytes, codificação serializada em "bytes", )

função
s., Atividades voltadas para a realização de um objetivo. (See also:  atividade, )

fundo
s., Conjunto de documentos arquivísticos acumulados por uma pessoa física ou jurídica em razão de sua função ou atividade. Sin.: arquivo. (See also:  dossiê, série, )

fundo arquivístico
Ver: fundo.

gerar back-up
v., Produzir cópia de um arquivo de dados para fins de recuperação pelo sistema.

gestão arquivística de documentos
s., Planejamento, implementação, manutenção e controle administrativo sistemáticos de uma estrutura destinada à elaboração e manutenção de documentos arquivísticos por parte de um arquivista (ou o responsável pelos documentos arquivísticos), para garantir a eficiência e a economia na produção, uso, manuseio, controle, manutenção e destinação desses documentos.

governo eletrônico ("e-gov")
s., Uso de tecnologias da informação, em especial a Internet, para aprimorar os serviços do governo e suas interações com os cidadãos ("G2C"), com os negócios e as indústrias ("G2B") e entre os diferentes setores do governo ("G2G"), por meio da simplificação de processos e da integração entre sistemas, eliminando os redundantes.

identidade
s., Conjunto de características de um documento ou de um documento arquivístico que unicamente o identifica e o distingue dos demais. A identidade de um documento, juntamente com sua integridade, se constitui em um componente de autenticidade.

informação
s., Conjunto de dados organizado para transmitir uma unidade complexa dotada de significado.

integridade
s., Qualidade de ser completo e inalterado em todos os aspectos essenciais.

manifestar
v., Apresentar um objeto digital numa forma apropriada tanto para uma pessoa (isto é, numa forma legível para o ser humano) como para um sistema de computador (isto é, em linguagem de máquina). (See also:  reconstituir, )

manutenção de documentos arquivísticos
s., Função de capturar, armazenar e manter documentos arquivísticos e informação sobre eles, bem como o conjunto de regras que regulam tal função. (See also:  documento arquivístico produzido, elaboração de documento arquivístico, produção de documentos arquivísticos, sistema de manutenção de documentos arquivísticos, )

mapa de bits
s., Representação digital composta de pontos organizados em linhas e colunas, cada um representado por um só bit de dados que determina o valor da um pixel em uma imagem monocromática de uma tela de computador. Numa imagem em escala de cinza ou colorida, cada ponto é composto de um conjunto de bits que determina os valores individuais de um grupo de pixels que, combinados, criam a impressão visual de uma sombra ou matiz (cor) específica. Também chamado “bit map”. (See also:  bit, )

migração
s., Processo de mover ou transferir objetos digitais de um sistema para outro. (See also:  atualização de suporte, migração transformativa, )
s., Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade dos objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas. A migração consiste na transferência de um objeto digital: a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo; b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado; c) de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para uma outra mais moderna. A migração pode ocorrer por conversão, por atualização ou por reformatação.

migração de documentos arquivísticos
s., Processo de mover documentos arquivísticos de um sistema para outro, para assegurar sua acessibilidade contínua caso o sistema se torne obsoleto, ao mesmo tempo que deixa intacta suas formas física e intelectual. (See also:  atualização de documentos arquivísticos, atualização de suporte, conversão, converter documentos arquivísticos, migração, migração transformativa de documentos arquivísticos, )

migração transformativa
s., Processo de conversão ou upgrade de objetos digitais ou sistemas para uma geração mais atual de hardware e/ou software. (See also:  conversão, migração, migração de documentos arquivísticos, migração transformativa de documentos arquivísticos, restauração de dados, )

migração transformativa de documentos arquivísticos
s., Processo de conversão de documentos arquivísticos, no curso normal da atividades (de outro modo, a ação não é migração, mas produção), para manter sua compatibilidade com uma geração mais nova de hardware e/ou software, ao mesmo tempo que deixa intacta sua forma intelectual. (See also:  conversão, converter documentos arquivísticos, migração, migração de documentos arquivísticos, migração transformativa, )

minuta
s., Documento arquivístico feito com propósito de correção.

modelo de dados
s., Resultado do projeto da base de dados que visa identificar e organizar os dados requeridos, lógica e fisicamente. Um modelo de dados diz que informação deve ser contida em uma base de dados, como será usada, e como os itens na base de dados serão relacionados entre si.

multiplataforma
a., Capacidade que um "software" ou "hardware" tem de funcionar da mesma maneira em diferentes plataformas; é facilitada pela adoção de produtos e formatos abertos. Sin.: independente de plataforma; de plataforma neutra. (See also:  compatibilidade, )

normalização
s., Processo de criar e/ou armazenar documentos digitais ou outros objetos digitais num número limitado, sempre padronizado, de dados ou formatos de arquivos.

objeto analógico
s., Agregação discreta de um tipo ou classe de dados analógicos (por exemplo, texto, áudio, vídeo ou imagem). (See also:  analógico, dado analógico, )

objeto digital
s., Uma agregação discreta (descontínua) de uma ou mais cadeias de bits e dos metadados sobre as propriedades do objeto e, se for o caso, dos métodos para executar operações sobre o objeto. (See also:  cadeia de bits, digital, )
s., Conjunto de cadeias de bits que registram o conteúdo do objeto e de seus metadados associados. A anatomia do objeto digital é percebida em três níveis:
1. objeto físico – refere-se ao objeto digital enquanto fenômeno físico que registra as codificações lógicas dos bits nos suportes. Por exemplo, no suporte magnético, o objeto físico é a seqüência do estado de polaridades (negativa e positiva); nos suportes ópticos, é a seqüência de estados de translucidez (transparência e opacidade);
2. objeto lógico – refere-se ao objeto digital enquanto conjunto de seqüências de bits, que constitui a base dos objetos conceituais;
3. objeto conceitual – refere-se ao objeto digital que se apresenta de maneira compreensível para o usuário, como, por exemplo, o documento visualizado na tela do computador.

padrão de direito
s., Padrão estabelecido por um corpo deliberativo oficial, seja ele nacional (por exemplo, ANSI e ABNT), multinacional (por exemplo, CEN) ou internacional (por exemplo, ISO). (See also:  padrão de fato, )

padrão de fato
s., Padrão que não foi estabelecido por qualquer corpo deliberativo oficial, mas que é utilizado amplamente e reconhecido por seus usuários como tal. (See also:  padrão de direito, )

pasta
s., Pasta na qual documentos arquivísticos não eletrônicos, pertencentes a um mesmo dossiê, são conservados, geralmente em ordem cronológica. Um dossiê pode estar distribuído em várias pastas/volumes.

perícia forense digital
s., Uso de métodos comprovados e desenvolvidos cientificamente no sentido de preservar, reunir, validar, identificar, analisar, interpretar, documentar e apresentar prova digital a partir de fontes digitais, com o propósito de facilitar ou incrementar a reconstituição de eventos de caráter criminal, ou ajudar a antecipar ações não autorizadas que demonstram ameaçar operações planejadas.

perícia forense em documentos arquivísticos digitais
s., Identificação de documentos arquivísticos dentre todos os objetos digitais produzidos por sistemas digitais complexos, assim como a determinação de sua autenticidade.

pessoa autorizada
s., Pessoa física ou jurídica com autoridade e competência para agir dentro de uma determinada esfera de responsabilidade. (See also:  competência, pessoa autorizada, pessoa jurídica, )

pessoa jurídica
s., Entidade que tem a capacidade ou o potencial de agir legalmente e se constitui tanto de uma sucessão ou conjunto de pessoas físicas como de instituições. (See also:  competência, pessoa autorizada, )

plano de classificação
s., Plano para identificação sistemática e arranjo das atividades e dos documentos arquivísticos em categorias, de acordo com convenções logicamente estruturadas, métodos e regras de procedimentos. (See also:  classificação, código de classificação, classificar, documentos arquivísticos classificados, )
s., Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.

preservação
s., Conjunto de princípios, políticas e estratégias que orienta as atividades projetadas para assegurar a estabilidade física e tecnológica e a proteção do conteúdo intelectual dos materiais (dados, documentos ou documentos arquivísticos).

preservação arquivística
s., Estabilização física e tecnológica dos documentos arquivísticos, bem como proteção de seu conteúdo intelectual, de forma a manter sua cadeia de preservação contínua, durável, estável, permanente, ininterrupta e inquebrável por tempo indeterminado. (See also:  preservação digital, preservação permanente, )

preservação digital
s., Processo específico de manutenção de materiais digitais ao longo do tempo e através de diferentes gerações de tecnologia, independentemente do local de armazenamento.
s., Conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos digitais pelo tempo que for necessário.

preservação permanente
s., Estabilização física e tecnológica e proteção do conteúdo intelectual de materiais visando sua continuidade, permanência, estabilidade, durabilidade, ininterrupção e solidez, por prazo indeterminado. (See also:  cadeia de preservação, )

preservador designado de documentos arquivísticos
s., Entidade responsável por tomar a custódia física e legal e preservar (isto é, proteger e assegurar acesso contínuo) cópias autênticas dos documentos inativos de um produtor de documentos. O papel do preservador designado deve ser o de um custodiador que goze da confiança do produtor. Sin.: preservador designado; preservador. (See also:  responsável pelos documentos arquivísticos, )

presunção de autenticidade
s., Inferência sobre a autenticidade de um documento arquivístico feita a partir de fatos conhecidos sobre a maneira como aquele documento foi produzido e mantido. (See also:  autenticação, autenticidade, avaliação de autenticidade, presunção de autenticidade, requisito de autenticidade, requisitos de base para a autenticidade, requisitos de referência para a autenticidade, )

primeira manifestação de um documento arquivístico
s., Forma documental que um documento arquivístico tem quando é aberto pela primeira vez ao ser recebido ou depois de ter sido capturado e declarado como um documento arquivístico. (See also:  documento arquivístico original, )

privilégio de acesso
s., Autorização concedida a empregados e servidores públicos para acessar um sistema, a fim de reunir, classificar, registrar, recuperar, anotar, ler, transferir ou eliminar informação dentro de uma organização ou instituição pública. (See also:  restrição de acesso, )

procedimento de produção
s., Procedimento que orienta a formação do documento arquivístico e/ou sua participação na ação.

procedimento documental
s., Conjunto de regras que orientam a elaboração de um documento arquivístico. Quanto mais padronizado e rigoroso for o procedimento, mais presumidamente confiável o documento será.

processamento de dados
s., Execução sistemática de uma operação individual ou de uma sequência de operações, por parte de uma ou mais unidades centrais de processamento, em dados convertidos para um formato inteligível por máquinas, com o objetivo de atingir o resultado para o qual foi desenhado o programa de computador que controla esse processamento.

processo de negócio
s., Conjunto de procedimentos que norteiam a execução de uma atividade.

produção de documentos arquivísticos
s., Primeira fase do ciclo de vida de um documento arquivístico, na qual este é elaborado ou recebido e arquivado para ação ou referência. (See also:  capturar documentos, declarar documentos arquivísticos, documento arquivístico produzido, elaboração de documento arquivístico, produzir documento arquivístico, reter, )

produtor
s., Pessoa física ou jurídica que elabora, recebe ou acumula documentos arquivísticos em função de seu mandato/missão, funções ou atividades. (See also:  competência, pessoa autorizada, pessoa jurídica, )

produzir documento arquivístico
v., Ato de elaborar e reter ou receber e reter documentos arquivísticos. (See also:  capturar documentos, declarar documentos arquivísticos, elaboração de documento arquivístico, produção de documentos arquivísticos, produzir documento arquivístico, reter, )

reconstituir
v., Associar e reunir os componentes digitais armazenados de um documento arquivístico, para possibilitar sua reprodução e manifestação de forma autêntica.

registro de entrada de documentos
s., Registro da aceitação pelo custodiador da responsabilidade pela preservação do conjunto de documentos arquivísticos claramente identificado.

registro de protocolo
s., Tipo de registro que assinala os atributos de identificação de entrada, saída e da movimentação interna dos documentos aquivísticos, especificando a ação tomada.

relação orgânica
s., Relações que os documentos arquivísticos que pertencem a uma mesma agregação (dossiês, séries, fundos) guardam entre si.

repositório institucional
s., Conjunto de serviços que uma instituição oferece aos membros de sua comunidade para a gestão e disseminação de materiais digitais produzidos pela instituição e pelos referidos membros.

requisito de autenticidade
s., Especificação dos elementos da forma documental e do contexto que precisam ser preservados, a fim de manter a identidade e a integridade (ou seja, a autenticidade) de um determinado tipo de documento digital. (See also:  autenticação, autenticidade, presunção de autenticidade, requisitos de base para a autenticidade, requisitos de referência para a autenticidade, )

requisitos de base para a autenticidade
s., Condições mínimas necessárias para capacitar o preservador a atestar a autenticidade das cópias dos documentos digitais do produtor sob a sua custódia. (See also:  autenticação, autenticidade, avaliação de autenticidade, requisito de autenticidade, presunção de autenticidade, requisitos de base para a autenticidade, )

requisitos de referência para a autenticidade
s., Condições que servem como parâmetro para o preservador avaliar a autenticidade dos documentos digitais do produtor durante o processo de avaliação. (See also:  autenticação, autenticidade, avaliação de autenticidade, requisito de autenticidade, presunção de autenticidade, requisitos de referência para a autenticidade, )

responsabilização administrativa
s., Responsabilização de autoridades não-políticas e não-jurídicas, como servidores públicos e gestores de alto escalão. Inclui o desenvolvimento, a aplicação e a documentação de procedimentos para a realização das ações, a fim de assegurar que elas sejam executadas de acordo com a regra e em sequência correta, de modo que os gestores possam prestar contas, precisamente e a qualquer momento, por qualquer ação que tenha sido realizada.

responsável pelos documentos arquivísticos
s., Indivíduo ou unidade dentro da organização produtora que é responsável por manter e gerenciar os documentos arquivísticos do produtor, que não tem motivo para alterá-los ou permitir que outros os alterem e que é capaz de implementar todos os requisitos de autenticidade. (See also:  custodiador confiável, preservador designado de documentos arquivísticos, requisito de autenticidade, requisitos de referência para a autenticidade, )

restauração de dados
s., Processo de recuperação de dados ou documentos arquivísticos na forma de "bits", a partir de um suporte digital obsoleto, degradado, danificado ou com falhas, seguido de etapas para restaurar a inteligibilidade dos dados ou documentos arquivísticos recuperados.

restrição de acesso
s., Autorização para ler um documento, concedida a uma pessoa, cargo ou setor dentro de uma organização ou instituição pública. (See also:  privilégio de acesso, )

reter
v., Declarar um documento como sendo arquivístico, retendo-o no sistema de arquivos para uso ou referência futuros. (See also:  capturar documentos, declarar documentos arquivísticos, documento arquivístico produzido, elaboração de documento arquivístico, manutenção de documentos arquivísticos, produção de documentos arquivísticos, )

salvar
v., Fixar um objeto digital em memória não volátil em um suporte digital. (See also:  afixar, )

série
s., Dossiês, unidades de arquivamento, ou documentos individuais que: (1) são arranjados de acordo com a classificação ou sistema de arquivamento ou (2)são mantidos como uma unidade ou porque resultam do mesmo processo de acumulação ou de arquivamento, e que têm uma forma particular, ou por causa de uma outra relação originária da sua produção, recebimento ou uso.
(See also:  dossiê, fundo, )

sistema analógico
s., Sistema que lida com dados ou objetos analógicos, diferentemente de um sistema digital. (See also:  sistema digital, )

sistema de arquivos
s., Sistema que compreende os documentos arquivísticos do produtor, seu sistema de gestão e de preservação e que é controlado pelo próprio produtor.

sistema de descrição arquivística
s., Conjunto de instrumentos descritivos que fornecem o controle intelectual e físico sobre os documentos de uma instituição arquivística ou de um programa arquivístico. Inclui guias, inventários, índices e listagens topográficas, mas não está limitado a eles.

sistema de manutenção de documentos arquivísticos
s., Conjunto de regras que orientam o armazenamento, uso, manutenção e destinação de documentos arquivísticos e/ou informação sobre esses documentos, bem como as ferramentas e mecanismos usados para implementar essas regras. (See also:  manutenção de documentos arquivísticos, )

sistema de preservação arquivística
s., Conjunto de princípios, políticas, regras e estratégias adotado pela instituição arquivística ou programa arquivístico para manter, ao longo do tempo, os componentes digitais e a informação a eles relacionada, e para reproduzir os documentos autênticos relacionados e/ou suas agregações arquivísticas, o que é feito por meio da interpretação dos controles externos e de sua aplicação aos documentos selecionados para preservação.

sistema de recuperação
s., Conjunto de regras que norteia a busca e a localização de documentos arquivísiticos num sistema de gestão arquivística de documentos, bem como as ferramentas e mecanismos usados para implementar essas regras.

sistema de seleção
s., As estratégias de avaliação, os procedimentos de monitoramento e as regras e procedimentos de eliminação de um sistema de preservação permanente, bem como as ferramentas e os mecanismos necessários para efetuar a seleção de documentos arquivísticos.

sistema digital
s., Qualquer sistema que manipule dados binários, ao contrário de um sistema analógico. (See also:  código binário, sistema analógico, )

sistema jurídico
s., Grupo social organizado com base num sistema de regras e que inclui três componenetes: o grupo social, o princípio organizacional do grupo social e o sistema que reúne as regras conhecidas pelo grupo social.

status de transmissão
s., Grau de perfeição de um documento arquivístico, isto é, se se trata de minuta, original ou cópia.

suporte
s., Material físico ou substância sobre o qual a informação pode ser ou está registrada ou armazenada. (See also:  suporte analógico, suporte digital, )

suporte analógico
s., Material físico, como papel, pergaminho, pedra, argila, película ou certos tipos de fitas magnéticas de áudio e vídeo, usado para armazenamento de dados analógicos. (See also:  analógico, suporte, )

suporte digital
s., Material físico, como um CD, DVD, DAT ou disco rígido, usado para armazenamento de dados digitais. (See also:  suporte, suporte analógico, )

transmissão
s., Movimentação de um documento arquivístico no espaço (de uma pessoa ou organização para outra, ou de um sistema para outro) ou no tempo.

trilha de auditoria
s., Documentação de todas as interações realizadas com documentos arquivísticos dentro de um sistema eletrônico no qual qualquer acesso a este sistema é registrado.

variabilidade limitada
s., Mudanças na forma e/ou no conteúdo de um documento digital que são limitadas e controladas por meio de regras fixas, de maneira que a mesma consulta ou interação gere sempre o mesmo resultado.

versão autoritária
s., Versão de um documento arquivístico que é considerada pelo produtor como sendo seu documento oficial, geralmente sujeita a procedimentos de controle que não são exigidos em outras versões. (See also:  cópia autêntica, cópia autoritária, cópia com valor de original, documento arquivístico autenticado, documento arquivístico autêntico, documento arquivístico autoritário, documento arquivístico oficial, )

 

Return to the InterPARES Project Terminology DB page.

Search for Documents  •   Contact Us  •   Sitemap  •   Copyright