|
Princípios metodológicos
O Projeto InterPARES 3 é uma ação colaborativa multidisciplinar internacional, que está aplicando uma abordagem multimétodo para o desenvolvimento de práticas, processos e ferramentas que apoiarão a garantia de um ambiente protegido e duradouro para os documentos arquivísticos digitais produzidos por arquivos com poucos recursos.
Princípios metodológicos orientadores
- Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade
O projeto é interdisciplinar, na medida em que seus objetivos serão alcançados somente por meio da contribuição de diversas disciplinas, integrando metodologias, conceitos, princípios e técnicas de uma variedade de campos do conhecimento necessários. Este processo é bastante diferente do multidisciplinar, que tende a examinar o mesmo problema no contexto de cada disciplina em separado e resolvê-lo no interior de cada uma delas, sem nenhuma integração de teoria ou métodos. Os resultados são comparados e as melhores soluções adotadas. Em contraste, a transdisciplinaridade é multirreferencial e multidimensional. Enquanto a interdisciplinaridade envolve transferência de um ou mais métodos ou idéias de uma disciplina para outra e a multidisciplinaridade envolve a análise do mesmo objeto por várias disciplinas, a transdisciplinaridade, conforme indicado pelo prefixo “trans”, envolve pensar, ao mesmo tempo, dentro, fora e através de cada disciplina e além de todas elas. Seu objetivo é obter um entendimento da realidade atual, cujo imperativo é a unidade do conhecimento. “Rigor, abertura e tolerância são características fundamentais da atitude e visão transdisciplinares. Rigor na argumentação, levando-se em conta todos os dados disponíveis, é a melhor defesa contra possíveis distorções. Abertura envolve uma aceitação do desconhecido, do inesperado e do imprevisto. Tolerância implica reconhecer e admitir ideias e realidades opostas às suas”.
- Transferabilidade
A finalidade do projeto é arquivística. Neste sentido, está voltado para o desenvolvimento de sistemas de gestão e de preservação de documentos arquivísticos que assegurem a autenticidade dos documentos ao longo do tempo. Isto implica que o trabalho realizado ao longo do projeto, nas várias disciplinas, deva ser constantemente traduzido em termos arquivísticos e relacionado aos conceitos arquivísticos, que são os fundamentos nos quais são projetados os sistemas para proteger os documentos arquivísticos. No entanto, na conclusão da pesquisa, os sistemas arquivísticos terão que se tornar accessíveis e compreensíveis aos produtores de documentos, organizações e pesquisadores. Em outras palavras, os resultados da pesquisa terão que ser traduzidos nas linguagens e nos conceitos de cada uma das disciplinas envolvidas.
- Investigação aberta
InterPARES 3 não abraça nenhuma perspectiva ou definição intelectual a priori. Ao contrário, os pesquisadores irão identificar, em cada estudo de caso e em cada estudo geral, as perspectivas, projeto e métodos que julgarem mais adequados à sua investigação. De fato, o InterPARES 3 foi concebido para funcionar como um ambiente de conhecimentos em camadas, no sentido em que parte do trabalho de pesquisa será construída sobre conhecimento desenvolvido ao longo do projeto; outra parte irá se apropriar de questões similares de outros projetos de pesquisa, de outras áreas, que serão trazidos e relacionados à produção e preservação de documentos arquivísticos; e, por fim, parte irá explorar novas questões e estudar entidades ainda não examinadas, desenvolvendo um conhecimento inteiramente novo.
- Modelo de múltiplos métodos
Apesar de a abordagem metodológica mais ampla do projeto ser a pesquisa-ação, cada estudo de caso e estudo geral serão realizados utilizando os métodos e ferramentas que a equipe responsável considerar mais apropriados. Serão realizados surveys (levantamentos e pesquisas), estudos de caso, modelagens, protótipos, análise diplomática e arquivística e análise de textos. A pesquisa será orientada por questões e instrumentos desenvolvidos pelo TEAM Internacional.
Return to the InterPARES Project Methodological Principle page..
| |