- Identificação do problema - Cada parceiro de teste irá identificar o conjunto de documentos digitais para o qual será desenvolvido um plano de preservação, esteja este conjunto já sob sua custódia ou não. Outra alternativa é a identificação da necessidade de uma política ou um sistema a ser projetado e implementado.
- Levantamento de dados - Utilizando métodos da área de arquivos, será realizado levantamento do contexto e das limitações de cada parceiro de teste. A seguir, por meio de entrevistas, modelagem diplomática e análise de textos, serão levantados dados a respeito do conjunto documental selecionado (incluindo forma documental, restrições tecnológicas, importância cultural e funcional etc.) ou a respeito dos requisitos do sistema ou das necessidades e restrições de política.
- Primeiras iterações: testando diferentes soluções em diferentes contextos - Todos os integrantes do TEAM (co-pesquisadores, colaboradores, parceiros de recurso e assistentes de pesquisa) irão refletir sobre os dados, articular coletivamente soluções possíveis e definir um plano de ação, que será testado. Este plano deverá incluir: estratégias, protocolos, requisitos funcionais, procedimentos e resultados esperados. Os planos serão implementados e testados; os resultados dos testes deverão incluir uma avaliação do plano com relação ao conjunto de requisitos de base e de referência estabelecidos nas etapas anteriores do projeto.
- Comparação das primeiras iterações - Os resultados do teste serão compartilhados entre todos os pesquisadores do TEAM e analisados. Uma avaliação desses resultados irá permitir a reflexão a respeito da ação e o refinamento dos respectivos planos de ação.
- Segunda iteração: refinando soluções para contextos particulares - Depois da avaliação, inicia-se um novo ciclo. A segunda iteração deverá levar em conta os prós e contras registrados nos resultados dos testes, comparando-se os diferentes contextos. Desta forma, serão refinados os planos de ação e as medidas de performance. A segunda iteração será constituída de diversas mini-iterações, até que se defina um plano de ação definitivo para cada contexto, que será implementado e testado novamente.
- Comparação das segundas iterações - Os resultados serão comparados entre parceiros do mesmo tipo (ex.: arquivos estaduais, arquivos universitários, arquivos comunitários), para estabelecer os fatores críticos para determinar a melhor solução para estes contextos e identificar se estão relacionados à forma documental, tecnologia, cultura organizacional ou outros elementos. Esta comparação irá permitir a elaboração de definições e de um tipo genérico. Além disso, uma vez por ano, os resultados serão comparados com os das equipes internacionais. A troca de informação entre as equipes internacionais se fará, ao longo do ano, por meio do website compartilhado do InterPARES.
- Reflexão, análise e síntese - Ao longo da pesquisa, os pesquisadores e colaboradores irão refletir sobre os resultados e processos, explicitar suas hipóteses e elaborar considerações teóricas.